Soccial – A Colaboração

Cá estamos nós em conversa, mesmo na véspera do nosso lançamento! Hoje com um tema delicado, no sentido de ser complicado de explicar num post aquilo que é toda a base do Soccial, mas eu vou tentar. Tal como noutros temas, falaremos melhor disto mais vezes, porque sobretudo sobre a Colaboração haverá muito mais para perceber ao longo do tempo, e ainda mais novidades que vamos lançar em breve. Mas vamos falar, pelo menos, do essencial?

A Colaboração é o sistema que alimenta o Soccial. Há uns anos atrás, sem quaisquer intenções de reinventar a Internet, foi à Colaboração que o Paulo decidiu ir buscar um enorme potencial de inovação que permitiria revolucionar tudo o que já existia. Ficou feliz com o potencial dessa ideia, agarrou-a e não largou mais. Aplicou a todas as ideias que antes já tinha para fazer “uma rede social do outro mundo” e tornou-a ainda mais assustadora (é o termo que me ocorre sempre, em termos do potencial desta plataforma). Quanto mais metia em prática a sua ideia, mais se apaixonava e percebia que isto era tudo o que faltava na Internet para tudo funcionar melhor, para a Internet ser mais organizada, eficaz, mais perfeita. Com a Colaboração dos utilizadores é possível ter informação fiável e transparente, além de todo o tipo de informação, até as mais “pequeninas”. Aliás, não só é possível como é a única forma de consegui-lo! Nem nos motores de busca mais avançados do mundo encontrávamos soluções para este problema – só informação dispersa, só os negócios cujos proprietários colocaram online, só as marcas que fazem um bom SEO ou as que pagam para se promover mesmo que ofereçam serviços de fraca qualidade… Mas durante estes últimos anos, os anos de construção do Soccial pelas mãos de uma única pessoa, numa aventura cheia de percalços e de verdadeiros testes à paixão e resiliência de qualquer santo na Terra, muita coisa se alterou na Internet.

Aquilo que o Paulo tinha previsto há mais de um par de anos, e tinha desde logo feito e anunciado, começou a ser idealizado também por outros e aplicado até pelos maiores do mundo (online) e aos poucos começámos, mais recentemente, a ver algumas das nossas inovações colaborativas a aparecer. Foi muito frustrante, no início, porque com os meios de que necessitámos todos estes anos o Soccial teria sido o primeiro nesta nova Internet. Mas depressa percebemos que era motivo de felicidade: a Internet caminha para onde prevíamos, a Internet caminha cada vez mais para o Soccial! Foi o reforço da certeza de que estamos no caminho certo.

Mas do que estamos a falar afinal?
O nosso sistema de Colaboração é o que torna o Soccial tão especial e único, é o que faz desta rede social a vossa rede social. Ela é de todos para todos. É, no fundo, de partilha e de entreajuda, sem entrar em lamechices porque na verdade o Soccial também não podia ser mais cool, jovem e louco (e neste aspeto vocês nem imaginam as invovações que vêm a caminho!!). O que queremos dizer é que ainda é possível espalhar as boas notícias, divulgar mais o que é bom, valorizar quem tem mérito. No fundo, em vez de aconselhares só aos teus amigos aquela experiência ótima que tiveste no outro dia, vais passar a aconselhá-lo a um país inteiro e mais tarde também ao mundo! Não é bem melhor assim? Se estiveres a pensar no que tens a ganhar com isto, então pensa que o resto dos utilizadores estão a fazer o mesmo por ti! E quando deres por ti já estás a consultar toda esta informação diariamente e a pensar como é que antes vivias sem isto. Somos uma rede social que quer cultivar a felicidade, o espírito positivo e a inspiração, sempre o admitimos, mas nunca num sentido sonhador ou irreal: temos todas as soluções para conseguir isto na prática e tu vais poder comprová-lo!

Como funciona afinal a Colaboração?
Esta é a tal parte que vamos ter de falar ao longo de muitos posts, porque implicaria apresentar aqui as mil e uma funções do Soccial – porque a Colaboração é todo o Soccial! – mas, resumidamente, a Colaboração é a informação que os nossos utilizadores adicionam ao Soccial e que permitirá ajudar a enriquecer a plataforma de modo a ser útil para os seus colegas utilizadores. Não perceberam bem o que isto significa? É normal, sem exemplos…

No Soccial vamos poder colaborar com páginas de tudo, de cidades, marcas, pontos de interesse… E esta Colaboração não é mais do que adicionares às páginas das marcas/cidades de que gostas a tua experiência pessoal ou opinião sobre elas! Ou seja, se tiveres um jantar inesquecível em determinado restaurante, não te esqueças de ir testemunhá-lo na sua página, porque os outros utilizadores vão agradecer. Se tiraste uma foto ao teu prato, inclui no teu post. Brevemente, quando lançarmos os catálogos online de cada estabelecimento, para cada prato haverá inúmeras fotos colocadas por utilizadores diferentes. O prato será classificado segundo as opiniões de todos. Já viste que vais poder saber tudo sobre os pratos do restaurante antes de o visitares? Agora imagina este exemplo aplicado a tantos serviços distintos, a todos os que conheces, um por um! Adiciona fotos e vídeos a cidades, fotos da tua rua, adiciona ao Soccial pontos de interesse que só tu conheces!

Não queria alongar-me neste post, porque dá para falar um dia inteiro sobre o tema, mas posso dar mais alguns exemplos de Colaboração. Este nosso sistema não é só andar a avaliar marcas e a espalhar as nossas fotos de Instagram pelo Soccial. É tão mais do que isso! Não vamos avaliar as marcas, vamos ajudá-las! Ajudar para que fiquem mais ao nosso gosto. Sim, é possível! Elas também precisam das nossas indicações. No Soccial vais poder sugerir às marcas um logotipo para a sua página, sliders novos, vais poder adicionar fotos, vídeos às suas páginas, elas vão agradecer. Dá-lhes a tua opinião, sugere-lhes novos seviços, com o Soccial vais ficar muito mais próximo das tuas marcas favoritas. A maior parte das marcas neste momento não estão no Soccial, mas já temos lá as suas páginas feitas. Foram feitas por nós, uma por uma, e o que queremos dizer-te é que também tu podes fazê-las, sempre! Se a tua marca favorita ainda não existe no Soccial, então não achas que deveria passar a existir? E mais, mesmo nas páginas que já estão feitas, podes também sugerir slides e logotipos porque se ainda não tiverem sido reivindicadas pelas marcas respetivas (que é o caso de quase todas neste momento) então os mais votados pelos utilizadores serão os que vão ficar a representar a marca, até que ela venha reivindicar a sua página no Soccial. E, obviamente, a marca verá quem são os autores de cada ação colaborativa.

É aqui que começa a magia da Colaboração! Feita em comunidade, também é importante saber quem faz o quê no Soccial. Para isso, decidimos criar também o nosso Portal de Colaboração, onde vemos em tempo real toda a atividade de Colaboração a ser gerada no Soccial! Ou seja, quem faz o quê, quem ajuda onde, as colaborações mais recentes, os sítios mais “colaborados”, quem são os maiores colaboradores da plataforma. Para isto, vamos dar créditos por colaboração. Temos algoritmos bem trabalhados para gerar a melhor comunidade de colaboração de sempre, excitante, cool e, sobretudo, muito útil! A má notícia? O nosso Portal de Colaboração não vai ser lançado amanhã, mas garantimos que está feito e quase quase quaaaase prontinho a ser apresentado. Ele vem aí! E quando o lançarmos eu conto MUITO mais sobre a nossa colaboração, a sua magia e como vai tornar este mundo bem melhor – o mais giro é que isto é mesmo mais que uma frase feita, é o que vai acontecer com a vossa ajuda 🙂

É por isto que queremos todos os nossos utilizadores do nosso lado, que tentamos partilhar o nosso conceito todos os dias: para que percebam porque são tão importantes no Soccial e de como todo o vosso entusiasmo e partilhas nos vão ajuda a construir a plataforma online mais bonita, inspiradora e útil de toda a história da Internet!

 

Resumindo, a troca é simples:
Vocês ajudam-nos e ajudam toda a comunidade a gerar, descobrir e arrumar o melhor conteúdo da Internet e a melhor informação sobre tudo o que nos rodeia e nós deixamos ao vosso dispor um conjunto de ferramentas espetaculares e grátis para facilitar o vosso dia-a-dia!

Vem aí a revolução da Internet!
Nós sabemos que sim… E tu podes começar a descobri-lo já amanhã!

 

FALTA 1 DIA
Se ainda não o fizeste, pede agora aqui o teu convite.

One thought on “Soccial – A Colaboração”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *