Soccial – As Coleções

Hoje é o dia de apresentar uma das funcionalidades mais interessantes do Soccial: as Coleções. Estas têm tanto de inspirador quanto de útil e cada um de nós as utiliza com as finalidades que quiser. As hipóteses serão infinitas!

Se o Portal de Informação era o favorito do Paulo, então o meu é obrigatoriamente este. O meu nome é Isabel e vi o Soccial nascer. Desde cedo que soube que iria perder muito tempo a “brincar” com esta funcionalidade, ainda ela era um rascunho… Agora, depois de ela própria ter tido várias versões e até outros nomes, para mim as Coleções atingiram a perfeição e já não consigo parar de ter novas ideias para pôr em prática quando sobra um tempinho – sempre sem pesos na consciência, porque todas acabam por resultar em meu favor. Vamos saber mais sobre elas?

As Coleções começam por ser aquilo que o nome indica: listas de itens do Soccial que queiramos colecionar, com o nome que quisermos, com a capa e descrição que quisermos, com a finalidade que quisermos e com quem quisermos! Mas são muito mais que o óbvio…

Uma Coleção é um conjunto de itens do Soccial e de tudo o que existe na Internet. Podemos fazer uma Coleção daquilo que precisarmos ou do que nos apetecer, a partir desses itens. Isto significa que podemos fazer Coleções de vídeos, fotos, notícias, páginas e até pessoas. Podemos fazer Coleções de itens mistos, isto é, vários dos que acabámos de enumerar. Mas tudo isto fará mais sentido com exemplos.

Se começamos a ver fotos verdadeiramente inspiradoras dentro do tema que mais gostamos e não queremos perdê-las, podemos criar uma Coleção para guardar essas imagens. Por exemplo, se quiser colecionar looks inspiradores para esta primavera, então crio a minha Coleção “Looks de Primavera” e vou colecionando à medida que vou encontrando as imagens que gosto. Isto é válido para hoje ou para daqui a um mês, quando voltar a encontrar uma imagem boa para adicionar à minha lista de roupas. Os temas das nossas Coleções podem ser infinitos, cada um vai usá-las para aquilo que for conveniente! Eu pessoalmente já fiz listas para:

  • Guardar receitas maravilhosas que encontro no Soccial (porque sigo dezenas de fontes de culinária e torna-se difícil resistir), ou seja, é possível colecionar as publicações que vemos no nosso feed de notícias;
  • Fazer uma lista de cidades que quero visitar em Portugal, ou seja, podemos colecionar páginas de cidades;
  • Listar os brunches que quero experimentar em Lisboa! Isto significa que também podemos colecionar pontos de interesse;
  • Listar todos os hotéis em que já fiquei (aqui confesso que a lista não tinha grande propósito, mas as páginas dos hotéis no Soccial são tão lindas que nao resisti!);
  • Listar os restaurantes que ando a ponderar escolher para o meu jantar de aniversário (quando já não precisar, elimino esta Coleção de páginas, ou então até deixo ficar para inspirar quem precisar!);
  • Juntar fotos inspiradoras de decoração de interiores e casas de sonho, só por prazer;
  • Listas de imagens de receitas minhas! São fotos que tiro aos meus cozinhados e coleciono no Soccial, ou seja, também podemos adicionar itens pessoais nas nossas listas, sem necessariamente estarem no Soccial primeiro.

 

Posso colecionar itens de Coleções de outros utilizadores e eles também têm acesso às minhas (se eu o autorizar). Posso tirar ideias por todo o Soccial, e criar as minhas também. Podemos procurar Coleções por temas em toda a plataforma! Imaginam até onde se pode ir com isto? Imagino, no futuro, milhares de Coleções para ver por cada tema, onde poderei encontrar talentos incríveis de pessoas que colecionam os seus desenhos ou projetos, ideias, poemas (já vos disse que podemos praticamente criar histórias com as Coleções?), poderemos encontrar autênticas galerias de inspiração no trabalho de pessoas que nunca conhecemos e de outra forma ficariam perdidos… Mas há muito mais a explorar nesta funcionalidade, vou partilhar mais um enorme pormenor que faz toda a diferença.

No Soccial poderemos fazer Coleções Conjuntas! Isto quer dizer que podemos planear um jantar a dois, férias a cinco, jantares de grupo às dezenas… Por exemplo, posso fazer uma lista conjunta com a minha irmã e a minha mãe sobre “Sobremesas para a Páscoa” e partilhamos ideias durante as próximas duas semanas, à medida que encontramos sugestões deliciosas no Soccial (ou de qualquer outro site na Internet! explico já a seguir). Já se imaginaram a planear aquela viagem com os vossos amigos através de Coleções Conjuntas? Ou trabalhos de grupo da faculdade? Quando começarem a usar perceberão o potencial disto. Só vos aviso, não vão parar de ter novas ideias!

Também podemos adicionar links externos às Coleções, ou seja, reunir no Soccial esses links que normalmente queremos guardar no browser mas ficam a encher-nos o computador e a mente. Os chamados de “favoritos” agora têm o local certo para serem arrumados e ainda se tornarem inspiradores. Sim, porque o design das Coleções é outro pormenor que nos agarra. É giro de ver os resultados e só queremos continuar a arrumar, a organizar… A colecionar! Já imaginaste poder fazer uma coleção das roupas que encontras nos sites, porque queres comprá-las ou porque não queres perdê-las de vista? Podes agora juntá-las todas numa Coleção do Soccial, mesmo sendo cada artigo de um site diferente, e ter tudo organizado. E brevemente até teremos esses produtos já dentro do Soccial! Mas isso, como sempre, já entra noutras conversas.

Acabaram-se os dias de pastas no browser, desorganização de links, guardar imagens no disco do computador só porque gostamos delas: as Coleções do Soccial chegaram para organizar ainda mais a tua vida e inspirá-la! Com a minha já resultou e segunda-feira podes procurar as minhas listas pelo Soccial. E tu, vens experimentar? 🙂

 

 

FALTAM 2 DIAS!
Se ainda não o fizeste, pede agora aqui o teu convite.

6 thoughts on “Soccial – As Coleções”

  1. Claro que vou experimentar! Estou mesmo a precisar de organizar tudo o que tenho em mãos. Penso que esta será a funcionalidade que mais me interessa e que vai aumentar a minha qualidade de vida (que precisa de uma boa arrumação!) Carrega, Isabel!

  2. Olá. Gostei da ideia das Coleções porém parece-me uma funcionalidade um pouco semelhante ao que já existe no Pinterest. Espero que haja mais do que simples “pastas” onde se possa adicionar conteúdos. Eu gostava de ver a possibilidade das Coleções terem integradas a área das hashtags, bem como a opção de uma Coleção poder ter dentro dela Sub-Coleções. Se assim for, já será um diferencial em relação ao Pinterest.
    Porém tenho mais ideias. Seria interessante que pudéssemos levar connosco para o nosso blog as nossas coleções através de embed code. Assim, se temos um blog de tecnologia poderíamos levar para a sidebar do nosso a Coleção Tecnologias em que dentro desta teria Sub-Coleções como por exemplo Smartphones e dentro deste teríamos artigos sobre este tipo de equipamentos. Esses artigos ao ser adicionados, teria uma hashtag e nela estaria o termo #Android, #Apple, #Windows, … e assim poderíamos ter acesso a uma galeria de smartphones dividida por sistema operativo, por exemplo. É claro que em Portugal, um smartphone é vendido normalmente associado a uma marca de telecomunicações, logo se o artigo associasse uma empresa desse tipo, a pessoa poderia colocar mais que uma hashtag – por exemplo: #Android e #Vodafone.
    Há muito mais ideias de onde vieram estas. Se quiserem falar, basta seguirem o meu link. Estou na área da Multimédia…

    1. Viva Ismael. Não podemos negar que as nossas coleções têm muitas semelhanças com o Pinterest. A principal diferença é que o Soccial contextualiza cada elemento adicionado às coleções e espalha-os, se o utilizador não os definir como privados, por várias secções. Por exemplo, fotos de Lisboa com miradouros e uma fonte – o sistema espalha a foto por esses 3 temas. Outras diferença importante é que o Pinterest é muito focado em fotos, o Soccial é focado em todo o conteúdo como fotos, vídeos, anotações, links, pessoas, localidades, ruas, páginas, etc.

      As coleções são apenas um complemento a todo o Soccial como uma rede social que pretende ajudar os utilizadores a encontrar [e organizar] o melhor conteúdo, online e offline.

      Todas as funcionalidades que apontas vão ser adicionadas gradualmente, porém, nós não usamos hashtags, gostamos mais de usar os temas como algo mais consistente e contextualizado (mas basicamente vai dar ao mesmo dentro desta perspetiva).

      Teriamos todo o gosto em conversar contigo e “beber” as tuas ideas. Na verdade o Soccial é uma rede de nós todos e que será sempre adaptada à imagem dos nossos utilizadores. Abraço e contamos contigo 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *